Neste artigo trataremos dos cuidados após o início do negócio. Atenção, será preciso planejamento e disciplina.
Saiba o passo-a-passo para sobrevivência e sucesso do negócio.
Gestão Financeira
Infelizmente, no Brasil não temos a cultura de “poupar” e talvez seja por este motivo que muitas empresas tenham dificuldades de planejar as contas e economizar. Somente com muita disciplina será possível formar capital de giro para reinvestimento ou para socorrer tempos difíceis.
O fluxo de caixa é uma ferramenta fundamental para iniciar a gestão financeira da empresa. Nele deverão ser preenchidas todas as previsões de recebimentos e de pagamentos, em ordem cronológica.
Outra providência óbvia, mas que muitos empresários não praticam, é separar o dinheiro da pessoa física e o da pessoa jurídica.
Gestão Tributária
Em recentes pesquisas, foi publicado que o Brasil tem a carga tributária mais pesada entre os países emergentes.
Para ser um empreendedor de sucesso será necessário entender um pouco da gestão tributária do negócio. Atualmente esta tarefa não está mais somente nas mãos de especialistas: é imprescindível que os empresários tenham uma boa assessoria contábil e tributária para saber como funciona a incidência dos impostos.
Gestão de Custos
É fundamental para o gerenciamento de uma empresa conhecer a metodologia de apuração de custos dos produtos ou serviços que serão comercializados em seu negócio.
Na formação do preço de venda, serão necessárias várias informações desde o valor de compra das mercadorias, material de consumo, folha de pagamentos, impostos e encargos, aluguéis, etc. Devido à complexidade dos tributos incidentes, tanto na compra, como na venda, também é imprescindível a assessoria contábil-tributária.
Gestão de Vendas
Conhecer quem será seu cliente potencial é tão importante quanto, conhecer a concorrência.
Estreitar laços com os fornecedores e pesquisar outros fornecedores podem trazer vantagens especiais de produtos e prazos. Lembre-se do ditado: que o lucro está nas compras e não nas vendas.
Estratégias de marketing devem fazer parte da gestão de vendas; afinal a preocupação número um do empreendedor é vender, mas vender bem, o que possibilita bons resultados para o sucesso do negócio e retorno do capital investido.
Gestão de Pessoas
A falta de mão-de-obra qualificada tem dificultado a permanência de funcionários nas empresas, acarretando a queda de produtividade e qualidade, fazendo com que determinado produto não chegue às prateleiras em condições de competitividade no mercado.
Gerenciar pessoas é um dos grandes desafios do empreendedor. Potencializar o capital humano, com a implementação de um sistema de capacitação profissional atrelado a um plano de cargos e salários é uma estratégia que gera fidelização e mais produtividade dos colaboradores.
Conclusão: atualmente, na maioria dos casos, é o mercado que estabelece os preços dos produtos e serviços. Então, sobreviverá o empreendedor que tiver uma ótima gestão do seu negócio.
Marciléia Gorgônio Reis Criscuolo é técnica em contabilidade, formada em economia, com MBA em gestão empresarial, e participa do time da empresa há 34 anos.