Será que a terceirização do RH é uma boa opção para empresas de médio e grande porte? Essa é uma dúvida muito comum dos gestores, que possuem interesse em reduzir os custos e potencializar os resultados da empresa.
A empresa de terceirização de RH é capaz de entregar ótimos resultados com baixos custos? É o que vamos revelar a seguir. Tudo para que sua equipe consiga tomar a decisão mais acertada para as necessidades individuais da empresa.
Terceirização: quais são as vantagens e desvantagens?
A terceirização do RH é uma alternativa ideal para as empresas que buscam minimização de seus custos mensais. Além de reduzir o valor pago para a mão de obra especificamente, a empresa consegue reduzir seus custos por não demandar espaço físico para a equipe de RH.
Dessa forma, consegue ter uma empresa altamente especializada lidando com todos os processos de RH. Ao mesmo tempo, ainda diminui seus custos mensais. Mas vamos às demais vantagens da terceirização do RH?
1. Eficiência
A terceirização dos recursos humanos pode valer à pena, pois uma empresa que assume o RH é altamente especializada. Isso significa profissionais capacitados e mais recursos para agilizar todos os processos burocráticos comuns do setor.
2. Flexibilidade
Quando a sua empresa terceiriza o setor de RH, é possível crescer o seu negócio em ritmo acelerado sem precisar se preocupar em expandir o setor.
Basta manter contato com a empresa terceirizada e expandir a contratação de serviços. Assim, pode-se garantir que todos os processos continuem sendo eficientes. Portanto, a expansão se torna muito mais fácil e prática.
Desvantagens de ter um RH terceirizado
É importante perceber que, também existem desvantagens na terceirização do RH, como:
1. Cultura da empresa
O RH terceirizado pode apresentar dificuldade de contratar profissionais que compartilhem a cultura da empresa.
Se isso acontecer em seu dia a dia, vale a pena melhorar a comunicação com sua equipe de RH e atuar para que os equívocos não se repitam. Transmitir com clareza a cultura de sua empresa fará diferença no processo.
2. Falta de contato direto com os colaboradores
É comum na rotina das empresas que o RH lide com críticas, propostas e elogios que os trabalhadores apresentam. No entanto, com o RH terceirizado essa relação acaba sendo mais fria.
O que faz com que alguns colaboradores não sintam motivação de levar seus apontamentos para a equipe de RH. O ideal é sempre ter o cuidado de estimular essa conduta de comunicação eficiente entre todos os setores.
Tendo em vista que, os profissionais são ótimas fontes de apontamentos em relação ao que pode ser melhorado no cotidiano da empresa.
Por isso, a equipe de gestão de recursos humanos da São Vicente Contabilidade faz questão de manter proximidade com todos os profissionais das empresas.
Dessa forma, é possível estabelecer vínculo e confiança entre as partes para que a relação seja a melhor possível, trazendo bons resultados para a gestão.
Cada empresa deve fazer uma análise antes de optar pela terceirização do RH
A terceirização do RH pode valer à pena para algumas empresas, enquanto para outras ainda não é o momento ideal.
Por isso, é importantíssimo fazer uma análise detalhada. Somente deve-se tomar a decisão quando houver certeza de que vale a pena viver a experiência.
A São Vicente Contabilidade é o seu escritório especializado em RH para médias e grandes empresas.