Você já deve estar cansado de saber que os brasileiros pagam muitos impostos, não é? A carga tributária de nosso país é uma das mais altas do mundo e, para piorar, o sistema é complexo e envolve órgãos federais, estaduais e municipais. Devido a isso, muitas pessoas, físicas e jurídicas, acabam pagando tributos de forma errada e até em duplicidade. Para resolver esse problema é que existe a recuperação de crédito tributário.
A legislação tributária do Brasil muda muito, ano a ano, e faz com que muitos contribuintes não consigam acompanha-la e se manterem atualizados. Com isso, cresce constantemente o número de penalidades impostas pelo fisco. Quem não consegue arcar com os custos de ter profissionais especializados para acompanhar as mudanças na legislação e fazer os pagamentos corretos, certamente acaba tendo impostos a recuperar.
Recuperação de tributos
Muitas empresas imaginam que solicitar a recuperação de créditos tributários, que é um direito garantido pela lei, pode trazer mais prejuízo do que vantagens. Isso porque pode haver intensificação da fiscalização. Mas essa crença é um mito. Vale muito mais a pena receber de volta valores pagos indevidamente do que amargar prejuízo.
Recuperação de créditos fiscais
É possível recuperar créditos de PIS, COFINS,IRPJ, CSLL, ISSe IPI, por exemplo. No caso do PIS e COFINS é possível recuperar créditos tributários de custos sobre energia elétrica, de forma integral. Quando se trata do IPI há a possibilidade de recuperação de créditos do imposto a partir de aquisições de atacadistas não contribuintes, por exemplo.
ICMS a recuperar
A recuperação de ICMS também pode ser feita, dependendo do Estado e observando a legislação em vigor.O sistema não cumulativo do tributo permite que haja compensação do imposto. Dessa forma, há a garantia ao sujeito passivo (aquele que recebe as mercadorias e/ou produtos) o direito de se creditar do imposto que foi cobrado anteriormente em operações envolvendo a entrada de mercadorias.
Recuperação de impostos com correção
Na maioria dos casos, a recuperação de créditos tributários pode ser retroativa, baseada nos eventos gerados nos últimos cinco anos de atividade da empresa. Os valores são corrigidos pela SELIC acumulada a partir do fato gerador.
A São Vicente Contabilidade possui uma equipe altamente experiente em recuperação tributária. Para saber mais sobre tributos a recuperar fale com nossa equipe de consultores. Teremos o maior prazer em atendê-lo!