A recuperação de impostos é uma demanda de muitas empresas que cometeram erros. Isso, pois, acabaram recolhendo mais imposto do que o realmente devido.
Nesses casos, é necessário entrar com ação de recuperação de impostos para lucro real e presumido, visando reaver o crédito.
Pensando nisso, trouxemos 4 dicas que vão fazer a diferença para sua empresa reaver os impostos pagos a mais. Confira quais são a seguir.
4 dicas sobre a recuperação de impostos para lucro real e presumido
Listamos 4 dicas sobre o processo de recuperação de impostos, confira:
1. Empresas que revendem produtos monofásicos não pagam PIS e COFINS
Se a sua empresa revende produtos monofásicos e não os fabrica, não é obrigada a recolher PIS e COFINS.
Todavia, um contador inexperiente pode não se atentar para esse detalhe e orientar a empresa a quitar mensalmente os impostos.
E com isso, a carga tributária do negócio fica pesada, diminuindo a competitividade da empresa por um equívoco.
2. É possível recuperar 5 anos de impostos pagos a mais
Uma vez identificado que sua empresa está recolhendo impostos a mais, é necessário entrar com processo de recuperação de impostos.
De modo que, sua empresa tenha um crédito reconhecido e isso contribua para que seu orçamento seja positivamente impactado.
Afinal, a empresa poderá deixar de pagar os impostos que não eram necessários. Dessa forma, é possível mantê-la em regularidade e ainda recuperar valores que foram pagos a mais.
Com a recuperação dos valores, a empresa ganhará fôlego para lidar com o cenário de mercado competitivo. Além de tudo, ainda estando em dia com o Fisco.
3. A recuperação de impostos é um processo importante para a competitividade da empresa
Seja qual for o setor de atuação da empresa, recorrer à recuperação de impostos quando a carga tributária está inadequada é fundamental.
Tendo em vista que, o recurso irá contribuir para que a empresa tenha o pagamento de tributos otimizado. Isso evita que a carga tributária incorreta pese no orçamento da empresa.
Quando os tributos pagos estão corretos a empresa consegue ampliar sua competitividade. Dessa maneira, evita-se que o peso dos tributos aumente os custos de produtos ou serviços ou diminua sua margem de lucro.
4. Vários tributos podem ser recuperados
É possível recuperar PIS, COFINS, ICMS e IPI que foram pagos a mais incorretamente. Desde que a empresa contrate um bom contador que seja especializado em seu nicho e possa avaliar a situação.
De modo que, consiga identificar quais são os eventuais tributos pagos a mais e atuar para corrigir a situação. Evitando que a empresa tenha problemas fiscais, tributários e contábeis por equívocos cometidos nos pagamentos.
Conte com a São Vicente Contabilidade
Com equipe de especialistas, a São Vicente Contabilidade atua nas demandas de impostos pagos a mais. Esse escritório contribui para a recuperação de impostos de seu negócio.
Garantindo que, além de recuperar os últimos 5 anos de impostos pagos indevidamente, sua empresa possa passar a ter um planejamento de pagamento futuro muito mais adequado.
O que dará fôlego para que o negócio tenha competitividade e possa sobreviver no mercado, mesmo diante de competitividade acirrada.