Como sua empresa tem lidado com as demonstrações financeiras? Ela tem tirado todo o proveito possível desses demonstrativos ou você tem encarado os relatórios contábeis apenas como uma mera formalidade?
Sim, os demonstrativos contábeis são uma formalidade, voltados para o registro histórico de tudo que acontece no âmbito das movimentações financeiras e patrimoniais da sua empresa. Assim como para que você faça frente às obrigações fiscais a que uma empresa está sujeita.
Para isso, você precisa de um escritório de contabilidade, empresa cujos serviços prestados você categoriza como uma despesa.
Talvez você ignore que a contabilidade é uma variável estratégica de negócios. Logo, um escritório de contabilidade escolhido com critério pode se transformar num ótimo investimento.
Sim, a contabilidade pode ser um diferencial competitivo, na medida em que uma empresa é capaz de perceber sua contribuição para a gestão global do negócio.
Estamos falando prioritariamente em finanças, mas as demonstrações financeiras são capazes de ajudar, em parceria com outros indicadores, com uma série de decisões estratégicas.
A prova cabal da importância das demonstrações financeiras na gestão
Decisões estratégicas como as dos investidores em ações. Falamos, efetivamente, daqueles que investem em valor, ou seja, no longo prazo. Aqueles que pretendem ampliar seus ganhos e seu patrimônio com dividendos e valorização dos ativos.
Por que você acha que uma empresa de capital aberto é obrigada a publicar o balancete trimestralmente? Porque é com base nesse demonstrativo financeiro que os investidores avaliam a viabilidade de investir nessas empresas.
É com base nesses demonstrativos que os consultores em investimentos montam suas carteiras e orientam seus clientes.
Bom, é importante repetirmos aqui o que já enfatizamos no começo. Os demonstrativos financeiros são vetores para tomada de decisões de uma empresa, assim como acontece com os investidores, mas o balancete não é o único indicador.
Aos relatórios financeiros devem se somar as variáveis micro e macroeconômicas, assim como a solidez dos fundamentos estratégicos.
O importante, todavia, é que reconheçamos a importância dos demonstrativos financeiros para quem precisa planejar e tomar decisões estratégicas. Ora, se investidores os usam como parâmetro para tomar decisões, por que não sua empresa?
Que decisões as demonstrações financeiras podem apoiar?
Os demonstrativos contábeis são capazes de apoiar uma grande quantidade de ações decisórias e de planejamento dentro de uma empresa.
Vamos tentar enumerar algumas:
- embasar o planejamento orçamentário para o próximo exercício;
- identificar se a empresa é viável, a partir do resultado operacional (receitas (-) despesas);
- demonstrar a situação patrimonial da empresa (Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido);
- apontar necessidade de redução de despesas ou custos de produção;
- dar suporte ao planejamento estratégico (longo prazo);
- aferir a liquidez da empresa;
- verificar a viabilidade de novos investimentos, com base nas reservas de capital da empresa ou na captação de recursos no mercado financeiro;
- apontar o histórico recente dos exercícios, verificando a viabilidade da continuação do negócio e detectando necessidade de mudanças nos rumos da empresa.
Há outras aspectos que podem ser influenciados pela leitura da situação financeira e patrimonial da empresa, obtida a partir dos demonstrativos, mas os acima expostos representam bem a importância dessa leitura.
A São Vicente Contabilidade atua na cidade de São Paulo e região, apoiando empresas de médio e grande porte com serviços completos de contabilidade.