A primeira coisa a fazer é separar o que é análise de viabilidade financeira e análise de viabilidade econômica. Embora para muitos pareça a mesma coisa, são variáveis complementares, porém diferentes.
A análise de viabilidade econômica é a leitura do impacto que um novo elemento terá no sentido de produzir riquezas para os investidores. Basicamente, a viabilidade econômica confronta previsão de entradas e saídas de caixa a partir da ativação do negócio.
Para ficar mais claro, imagine que você vai construir um shopping center. Como saber se ele é viável economicamente? Você fará um estudo profundo, capaz de oferecer coordenadas acerca do faturamento do negócio com o aluguel das lojas. Ao mesmo tempo, precisaria fazer uma estimativa de qual seria o custo de manutenção do empreendimento.
Para fazer um bom resumo, o estudo de viabilidade econômica tem como objeto conhecer o potencial de geração de lucro anual para os investidores, seja em decorrência da construção de um shopping, seja da compra de um novo equipamento para a indústria.
O que é análise de viabilidade financeira?
Já a análise de viabilidade financeira é um pouco mais complexa e precisa do estudo de viabilidade econômica para fazer sentido. Ela precisa mostrar:
- qual o potencial de lucro anual do negócio?
- qual o volume necessário de recursos para financiar o projeto?
- qual o prazo para a recuperação do investimento?
Conseguindo responder a essas questões, o gestor do projeto poderá concluir ou não pela sua viabilidade do ponto de vista financeiro.
É possível, por exemplo, que o projeto se mostre lucrativo, que tenha desempenho econômico positivo, mas o prazo para recuperar o investimento seja muito alto e se torne desinteressante para os investidores.
Ao mesmo tempo, a demanda por investimento é maior que a capacidade de investir, o que envolveria possíveis empréstimos bancários, que teriam que entrar na conta, já que impactariam no caixa da empresa.
Além disso, é preciso também avaliar a necessidade de recursos para movimentar a empresa em seus primeiros passos. É preciso capital de giro. Não incluir esse item na análise de viabilidade financeira é um risco, que pode comprometer a saúde do empreendimento já na linha de largada.
Como fazer a análise de viabilidade financeira?
A análise de viabilidade financeira combina operações matemáticas simples e matemática financeira, caso do cálculo do VPL (Valor Presente Líquido) do TIR (Taxa Interna de Retorno) e o Payback.
Esses três indicadores mostram a expectativa de lucro sobre o investimento, a expectativa de lucro obtida, trazida a valor presente, e em quanto tempo os investidores recuperarão o capital investido.
Para se chegar a esses indicadores, que demonstram se o projeto é viável, é preciso obter uma projeção fidedigna de todas as entradas e saídas financeiras. Para isso, é preciso calcular a estimativa de:
- receitas;
- custos, despesas e investimentos (quanto custa executar o projeto, qual o investimento necessário e as despesas para funcionamento e continuidade do mesmo);
- fluxo de caixa.
De uma forma resumida, essa é a análise de viabilidade financeira, essencial sempre que sua empresa for fazer qualquer tipo de investimento.
Contrate a São Vicente Contabilidade para fazer seu estudo de viabilidade financeira e encare novos projetos com maior segurança.
Quer se aprofundar mais no tema? Sugerimos, então, que você assista a este vídeo: