O que é Planejamento Tributário?
Planejamento Tributário é um conjunto de medidas, cujo objetivo é a identificação de oportunidades menos onerosas, visando à redução da carga tributária de forma lícita.
A redução de impostos é um dos temas mais debatidos entre empresários e profissionais de contabilidade. Afinal, como sobreviver num mercado cada vez mais competitivo?
Atualmente o empresário é surpreendido quase que diariamente pela complexidade do sistema tributário brasileiro, e pelo elevado custo que os tributos representam para a maioria dos segmentos, chegando a inviabilizar alguns negócios.
Em pesquisa recente na revista VEJA foi publicado que o Brasil tem a carga tributária mais pesada entre os países emergentes e mais alta até que Japão e Estados Unidos, ficando atrás somente da Europa, onde o imposto é alto, mas o Governo oferece infraestrutura correspondente ao desembolso.
Além de pesada, a tributação no Brasil é também complexa e injusta: ao mirar o consumo, penaliza as faixas de menor renda.
Dicas de Economia Tributária:
- Diminuir o prolabore e implantar a distribuição de lucros isentos aos sócios. A economia poderá chegar a 47,5% sobre os valores retirados;
- Implantar a sistemática de juros sobre capital próprio. A economia será de 19% sobre os juros lançados como despesas dedutíveis;
- Preparar anualmente o estudo de escolha da opção tributária. A economia varia de empresa para empresa, mas o percentual poderá surpreender o empresário.
O Brasil não pode se calar diante do poder público. É importante que os empresários façam bem sua lição de casa e possam buscar formas lícitas de diminuição dos tributos. Isto irá demonstrar capacidade de administrar os respectivos negócios.
Para saber mais sobre as dicas de economia tributária, contate: São Vicente Contabilidade, marcileia@saovicente.com.br
Marciléia Gorgônio Reis Criscuolo é técnica em contabilidade, formada em economia, com MBA em gestão empresarial, e participa do time da empresa há 34 anos.