A transição do lucro presumido para lucro real é uma mudança positiva para algumas empresas. No entanto, antes de tomar a decisão é importante conhecer quais são as principais vantagens da transição.
Diante disso, trouxemos quais são as 5 principais vantagens da migração. Tudo para que seu negócio possa ser impactado positivamente a partir da mudança, caso ela seja indicada para o seu tipo de empresa. Confira tudo a seguir.
Quando é possível fazer a migração do lucro presumido para lucro real?
A migração do lucro presumido para lucro real pode ser feita por empresas ao longo do ano em qualquer período do ano.
Todavia, para que seja uma transição positiva para o negócio, é importante que os profissionais envolvidos na migração estejam atentos a alguns detalhes. Dentre eles, o limite de faturamento, análise tributária e obrigações acessórias. Bem como, identificação de outros aspectos que envolvem a análise individualizada da empresa.
De modo que, a decisão seja tomada somente quando a mudança de lucro presumido para lucro real for positiva para o negócio.
5 vantagens da migração
Uma vez compreendido que todo o procedimento deve ser individualizado, é hora de conhecer quais são os principais benefícios da transição de lucro presumido para lucro real. Confira:
1. Base de cálculo precisa
Ao adotar o lucro real é possível obter um cálculo de margem de lucro mais assertivo, desencadeando uma redução da carga tributária para o negócio.
Uma vez que, a empresa pagará tributos somente em relação ao que de fato lucrou e não usará uma margem presumida para tal.
2. Planejamento dos tributos
O lucro real é uma forma mais atraente de planejar os tributos que serão pagos pela empresa. Tendo em vista que é possível reduzir a carga tributária de forma eficiente atuando de acordo com os parâmetros legais.
Dessa forma o negócio se torna muito mais lucrativo somente por ter feito ajuste necessário nas questões tributárias.
3. Possibilidade de compensar eventuais prejuízos
As empresas que adotam o lucro real conseguem compensar prejuízos fiscais de anos anteriores com lucros futuros. Isso pode ser interessante para que a empresa possa mitigar o impacto de eventuais resultados negativos de anos anteriores.
4. Conformidade com exigências legais
Algumas empresas necessariamente precisam adotar o lucro real como forma de arrecadação de seus impostos. Não fazê-lo abre margem para problemas legais junto aos órgãos fiscalizadores.
Portanto, acaba sendo uma obrigação realizar a transição de lucro presumido para lucro real.
5. Simplificação das obrigações acessórias
Não é raro que as empresas optantes pelo lucro real tenham menos obrigações acessórias a cumprir do que as empresas que optam pelo lucro presumido. Nesses casos, a transição de lucro presumido para lucro real otimiza o cotidiano.
Conte com o time São Vicente Contabilidade
A comparação entre lucro presumido vs lucro real deve ser feita de acordo com a realidade do seu negócio, por um time especializado.
É importante ter contadores capacitados lidando com essa transição para que todo o processo seja feito da melhor forma possível.
Para isso conte com um time da São Vicente Contabilidade. Nossos profissionais são capacitados e experientes para que possam prestar a melhor assessoria na transição do lucro presumido para o lucro real em seu negócio.
Entre em contato conosco e conheça nossas soluções de contabilidade.