Saiba como calcular o Mark-up
O Mark-up é um índice aplicado sobre o custo de um determinado produto ou serviço, cujo objetivo será descobrir o preço de venda.
O preço de venda ideal será aquele que cobre todas as etapas da produção (custos), até a colocação do produto no mercado (despesas), incluindo-se os tributos indiretos (impostos) e incluindo-se também a lucratividade esperada (lucros).
Mark-up Divisor
Na demonstração abaixo poderemos entender como calcular um preço de venda utilizando o Mark-up Divisor.
Preço de Venda (PV) | 100,00% |
ICMS s/ Venda | 18,00% |
PIS e COFINS | 4,65% |
Comissões | 6,00% |
Despesas Administrativas | 10,00% |
Lucros antes do IRPJ e CSLL | 15,00% |
Custo Total da Venda (CTV) | 53,65% |
MKD = (PV – CTV) / 100
MKD = (100 – 53,65) / 100
MKD = 46,35 / 100
MKD = 0,4635
Para encontrarmos o preço de venda do produto, basta dividirmos o preço de aquisição do produto, neste caso R$ 1,00 pelo coeficiente encontrado MKD 0,4635 cujo resultado será R$ 2,16.
Mas atenção, o preço de venda ideal, será aquele capaz de manter a sua empresa no mercado, atuando de forma saudável e competitiva.
Marciléia Gorgônio Reis Criscuolo é técnica em contabilidade, formada em economia, com MBA em gestão empresarial, e participa do time da empresa há 34 anos.