Formação do Preço de Venda

Saiba como calcular o Mark-up

O Mark-up é um índice aplicado sobre o custo de um determinado produto ou serviço, cujo objetivo será descobrir o preço de venda.

O preço de venda ideal será aquele que cobre todas as etapas da produção (custos), até a colocação do produto no mercado (despesas), incluindo-se os tributos indiretos (impostos) e incluindo-se também a lucratividade esperada (lucros).

Mark-up Divisor

Na demonstração abaixo poderemos entender como calcular um preço de venda utilizando o Mark-up Divisor.

 

Preço de Venda (PV) 100,00%
ICMS s/ Venda 18,00%
PIS e COFINS 4,65%
Comissões 6,00%
Despesas Administrativas 10,00%
Lucros antes do IRPJ e CSLL 15,00%
Custo Total da Venda (CTV) 53,65%

MKD = (PV – CTV) / 100

MKD = (100 – 53,65) / 100

MKD = 46,35 / 100

MKD = 0,4635

Para encontrarmos o preço de venda do produto, basta dividirmos o preço de aquisição do produto, neste caso R$ 1,00 pelo coeficiente encontrado MKD 0,4635 cujo resultado será R$ 2,16.

Mas atenção, o preço de venda ideal, será aquele capaz de manter a sua empresa no mercado, atuando de forma saudável e competitiva.

Marciléia Gorgônio Reis Criscuolo é técnica em contabilidade, formada em economia, com MBA em gestão empresarial, e participa do time da empresa há 34 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *