Já ouviu falar em crédito de ICMS indústria? Se você tem uma empresa provavelmente escutou esse termo em algum lugar. Essa é uma alternativa que pode ajudar pequenas e médias empresas a reduzir os valores pagos em impostos.
Algumas pesquisas apontam que grande parte das empresas do Brasil pagam valores de impostos mais altos do que o necessário. Isso acontece por falta de conhecimento fiscal e também de planejamento contábil.
Os principais afetados por esses erros são as empresas de pequeno e médio porte, o que contribui para o fechamento de negócios antes mesmo dos 5 primeiros anos.
O crédito de ICMS indústria é um desses valores que podem ser reduzidos e assim aumentar a lucratividade da sua empresa.
O que é crédito ICMS indústria?
O crédito ICMS indústria é simples. Ele faz parte de um pacote de créditos fiscais criados para reduzir a sonegação de impostos de empresas.
Mas antes de explicar melhor sobre o benefício, é necessário entender mais sobre o que é ICMS.
O ICMS é um imposto cobrado sobre a movimentação de qualquer tipo de mercadoria. Ele é cobrado pelo estado e tem valor diferenciado para cada local.
A questão é que o ICMS é um imposto não cumulativo, isso quer dizer que não será pago mais de uma vez sobre o mesmo trâmite. Porém, ao longo do processo de venda essa taxa pode ser cobrada em momentos diferentes, o que aumenta a arrecadação de maneira errada.
Nesses casos é possível solicitar a devolução do valor pago a mais na tributação. Parece simples e bem vantajoso, não é? Mas não são todas as empresas que podem aproveitar o crédito de ICMS indústria.
Quais empresas têm direito a crédito de ICMS?
Primeiro, para aproveitar o crédito ICMS indústria é preciso ser uma empresa de pequeno ou médio porte e não pode fazer parte do simples nacional. Além disso, só podem participar empresas dos seguintes setores:
- Comercial: empresas que usam fretes pagos para transportadoras e em caso de devolução de produtos quando o imposto foi tributado no momento da saída.
- Industrial: Na compra de qualquer produto que seja parte do processo de produção do seu produto final. Como, por exemplo: matéria-prima, de produtos intermediários, embalagens e até mesmo maquinário.
- Transporte: nas mesmas condições das empresas anteriores e também no transporte de combustíveis.
Outro requisito para aproveitar o crédito de ICMSé que a indústria utilize o lucro presumido como regime tributário.
Como aproveitar o crédito ICMS indústria?
Você já deve ter notado que usar o crédito de ICMS indústria não é tão simples e exige um certo conhecimento contábil. Assim, a melhor alternativa para conseguir aproveitar esse benefício é contratar uma empresa especializada em contabilidade empresarial.
A São Vicente é uma empresa especializada em contabilidade de negócios de médio e grande porte. Aqui sua empresa receberá não apenas ajuda com esse tipo de crédito como também com toda a organização fiscal e tributária.
Dessa maneira sua economia pode ser ainda maior, assim como a redução de outros gastos extras desnecessários.