Uma dúvida muito comum do empresário em geral é saber como pode se pagar menos impostos legalmente. E existe uma explicação muito simples para isso: a carga tributária brasileira é uma das maiores do mundo. E, além disso, a complexidade de nosso sistema tributário deixa até contador de cabelos em pé.
É importante saber que quem sonega impostos acaba cometendo um crime, de acordo com a Lei nº 4.729/1965. Além disso, ainda encontra uma série de dificuldades.
Como pagar menos impostos?
Muitas empresas, de diversos portes, estão pagando mais impostos do que devem. Isso se deve, principalmente, por erros na apuração fiscal, o que causa prejuízos e desperdício de recursos que poderiam ser investidos no crescimento empresarial.
A assessoria contábil permite a criação de um planejamento tributário eficiente. Assim, com a devida apuração de impostos garante-se o pagamento justo de tributos, nem mais, nem menos. Dessa forma o negócio cresce com segurança e dentro da lei.
Veja abaixo algumas dicas para não errar no pagamento de impostos de sua empresa:
Enquadre a empresa adequadamente
A escolha pelo Simples Nacional, lucro real ou lucro presumido é fundamental para a contabilidade empresarial.
Confira se existem benefícios fiscais
Existem casos em que existe substituição tributária do ICMS e outros em que a alíquota de PIS/COFINS pode ser zero.
Analise uma possível divisão da empresa
Uma possível mudança da estrutura empresarial dividindo uma empresa em duas ou mais, cada uma responsável por uma etapa produtiva, por exemplo, pode gerar ganhos devido a enquadramentos tributários mais adequados a cada uma delas.
Reduza o pró-labore
Se a empresa estiver no lucro real, diminuir o pró-labore e adotar a distribuição de lucros isentos aos sócios pode representar economia de até 47,5% sobre os valores retirados.
Cada caso é um caso particular a ser estudado. Para a correta consultoria de contabilidade, a proximidade do contador com o cliente é fundamental. A São Vicente Contabilidade é um escritório contábil focado na atuação das empresas que tem suas atividades enquadradas no Lucro Real e Lucro Presumido. Consulte-nos!