Quando a pessoa jurídica realiza venda de imóveis no lucro presumido, é necessário realizar alguns procedimentos para quitar os tributos.
Tendo como objetivo recolher corretamente o imposto sobre venda de imóvel no lucro presumido. Nós trouxemos algumas informações úteis sobre o tema, para te auxiliar a entender o processo de venda e sua respectiva tributação.
Confira tudo a seguir.
Entenda a carga tributária na venda de imóveis no lucro presumido
Empresas que vendem imóveis e são tributadas pelo lucro presumido precisam estar atentas à carga tributária incidente sobre o valor da venda. Nesses casos, o cálculo é de 3 tributos que incidem sobre o valor. Entenda tudo a seguir.
1. Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)
A alíquota do IRPJ no Lucro Presumido é de 15% sobre o lucro presumido. No caso do imposto sobre venda de imóvel no lucro presumido será aplicado um percentual sobre a receita bruta de vendas.
O percentual irá variar de acordo com a atividade da empresa, sendo, em geral, 8% para os imóveis vendidos.
2. Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)
Trata-se de uma alíquota que é de 9% sobre o lucro presumido. O valor é calculado de acordo com um percentual sobre a receita bruta de vendas, sendo 12% para imóveis em geral.
3. PIS e COFINS
No caso de empresas optantes pelo lucro presumido, a alíquota é de 0,65% para PIS e 3% para COFINS sobre a receita bruta total.
O PIS e COFINS é uma taxa que incide sobre todas as receitas da empresa. Inclusive, sobre os valores obtidos a partir da venda de imóveis no lucro presumido.
Todas as alíquotas podem variar de acordo com a área de atuação da empresa. Portanto, é um cálculo que deve ser feito por um especialista.
É importante recolher o imposto sobre venda de imóvel no lucro presumido
É muito importante apurar corretamente os impostos sobre a venda de imóveis. De modo que, seja possível garantir que não haverá problema algum com relação aos tributos da empresa.
Afinal, é necessário pagar todos os impostos da venda do imóvel para que a empresa não sofra com multas e sanções.
Além disso, é importante que o contador da empresa calcule corretamente as alíquotas. Só assim será possível quitar os tributos como PJ sem se exceder no pagamento.
De modo que, a empresa não sofrerá nenhum tipo de prejuízo em relação ao pagamento do tributo. Uma vez que, equívocos podem ocasionar o pagamento do valor superior ao necessário, desencadeando prejuízos para a empresa.
Tenha uma contabilidade especializada em empresas optantes pelo lucro presumido
A São Vicente Contabilidade é especializada em empresas que optam pelo lucro presumido em São Paulo.
Com um time altamente capacitado, atendemos toda a região metropolitana e estado de São Paulo. Assim, sua empresa pode ter as soluções fiscais e tributárias resolvidas por um time qualificado.
Entre em contato! Conheça nossas soluções e aproveite para manter todos os impostos de sua empresa corretamente apurados, não só em momentos de vendas pontuais de ativos.
Afinal, ter um time de especialistas cuidando da parte fiscal e tributária garante mais competitividade para o seu negócio.
2 Comments