…Você já parou para pensar no dia-a-dia de uma empresa de contabilidade?
A única certeza que posso afirmar é que não existe contabilidade simplificada, cobrança de honorários vinculados a meio salário mínimo, contabilidade “baratinha”…
Se qualquer das premissas acima for praticada com a sua empresa, desconfie… Provavelmente o prestador de serviços não está nem um pouco preocupado com a qualidade do serviço, e no futuro quem pagará a conta será você.
O governo nos últimos sete anos vem dificultando a legislação a tal ponto, que hoje em dia, é humanamente impossível gerir uma empresa de contabilidade sem oferecer, em larga escala, capacitação aos colaboradores. E isso custa tempo e dinheiro.
Estamos vivenciando uma era difícil dentro das empresas de contabilidade, pois percebemos que o jovem cursando ciências contábeis está cada vez mais distante de toda a responsabilidade que deverá ter até o final de sua graduação.
Aí vem a pergunta que não quer calar! Contratar “com experiência” ou “sem experiência”? Quer saber uma verdade? Nem o RH tem mais esta certeza!
Infelizmente, de forma global, com raras exceções, os jovens não procuram trabalho, procuram emprego. Pacote de benefícios; horários flexíveis; possibilidade de crescimento rápido… Ou seja, não existe mais a preocupação em aprender a profissão. E posso afirmar que aprender a profissão dentro de uma empresa de contabilidade demanda tempo e investimento expressivo.
O jovem não está mais disposto a permanecer na empresa por muito tempo, então com o pouco que ele aprende, que para o mercado significa muito, acaba desistindo no meio do caminho, deixando para o treinador e para empresa de contabilidade um grande prejuízo.
Técnicas de retenção; bons salários; reconhecimento… Por vezes não são mais suficientes. Já foi o tempo que a fidelidade era palavra chave dentro das empresas em geral.
E o pior, é que lidamos não só com problemas de contratação de funcionários, mas também com a difícil e onerosa carga tributária e uma série de obrigações com prazos exíguos.
Administrar todos estes problemas, sabendo de tanta impunidade por parte dos governantes, em meio a tantos escândalos e corrupção, não é tarefa fácil…
O Contador precisa lidar com problemas de toda a ordem, e por vezes driblar tudo que é ruim, para sensibilizar o seu cliente que apesar dos pesares, tudo o que está envolto em tantas obrigações federais, estaduais, municipais e previdenciárias, um dia dará um retorno satisfatório à sociedade.
Será que você conseguiu enxergar todas as dificuldades que a empresa de contabilidade enfrenta para oferecer um trabalho de qualidade?
Assista esse vídeo do CRC-SP e entenda um pouco mais sobre a importância da contabilidade na gestão das empresas:
Marciléia Gorgônio Reis Criscuolo é técnica em contabilidade, formada em economia, com MBA em gestão empresarial, e participa do time da empresa há 35 anos.