O cálculo FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Trabalho é realizado mensalmente e deve-se considerar na sua base de cálculo todos os valores principais e acessórios recebidos pelo funcionário.
Como é recolhido o FGTS?
O valor do cálculo de FGTS ou cálculo de fundo de garantia apurado deve ser recolhido através da GRF – Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e declarados na GFIP – Guia de Recolhimento do Fundo do FGTS e Informações à Previdência Social, onde constam também as informações relevantes sobre o empregado.
Vale ressaltar que a GFIP deverá ser entregue mesmo se não houver valores a recolher e a entrega deve ocorrer pela internet mediante aplicativo específico denominado “Conectividade Social”, através do Programa SEFIP.
Como funciona o FGTS?
O FGTS foi criado na década de 60 e funciona como uma poupança obrigatória feita pelo empregador em nome do empregado com carteira assinada. O intuito é de resguardar o trabalhador em casos específicos como demissões sem justa causa ou em caso de moléstias graves como o câncer.
Como fundo de garantia é aberta uma conta vinculada ao contrato de trabalho. A guia de recolhimento tem vencimento dia 7 de cada mês e o empregador deposita o valor correspondente a 8% do salário do funcionário.
Apoio no cálculo do FGTS GFIP
Nós da São Vicente Contabilidade, somos focados em serviços terceirizados contábeis para grandes e médias empresas que atuam no mercado nacional e que optem pela tributação pelo regime de Lucro Real ou Lucro Presumido.
A São Vicente Contabilidade é uma empresa de contabilidade que une expertise amplo e atualização constante. Temos uma equipe formada por analistas experientes para assessorá-lo no Cálculo de FGTS e entrega da GFIP/SEFIP da sua empresa.
Nosso objetivo é proporcionar tranquilidade no gerenciamento de riscos trabalhistas na gestão de pessoas para que você possa manter o foco nos negócios da sua empresa. Conte conosco!